Consultas populares

Caixa de pesquisa

Custom Search

sábado, 5 de dezembro de 2009

Crianças em ação

A escola Luis Pereira Costa, situada na rua Nossa Senhora do Carmo S/N, Município de Camaçari-Ba, desenvolve o Projeto Educando Com a Horta Escolar, iniciativa do FNDE/MEC e FAO em parceira com Secretaria de Educação local, tendo contra partida da INMED-BRASIL através da empresa Monsanto, no cumprimento da responsabilidade social, a ela cabível para com o município. A unidade escolar atende crianças e adolescentes das séries iniciais do ensino fundamental, sua clientela, em maior parte, são crianças de condições carente economicamente, alguns encontram-se em situação de risco, suas famílias dependem da bolsa escola, na garantia do pão de cada dia.


Em 2004 deu–se inicio ao cultivo de hortaliças na escola, objetivando incentivar o resgate na prática da agricultura produçao de alimentos sem o uso de agrotóxo ,previnindo a não contaminação do solo, porém tendo uma pessoa da comunidade recebendo uma cesta básica ao mês, para dar a manutenção dessa atividade,visão da IMMED-BRASIL, até então, não envolvia o pedagógico. Em 2008 essa mesma escola, foi incluída como escola piloto do Projeto Educando com a Horta Escolar, iniciativa dos órgãos governamentais já citada, onde o projeto trouxe visão voltada para a prática pedagógica, sendo a horta o laboratório vivo, dinamizador de estudos práticos, debates, com relação ás dificuldades ambiental, alimentar e nutricional, sua maior relevância é a mudança no hábito alimentar das crianças, que por não serem acostumadas ao consumo de verduras, frutas e legumes apresentavam quadro de desnutrição e alguns casos de doenças crônica, provenientes da má alimentação, o consumo exagerado dos industrializados, os doces e outros.Nessa perspectiva, a ação pedagógica foi inserida a partir da construção dos canteiros, que foram realizados com garrafas pet, dando formato geométrico , utilizando sistema de medida de comprimento com ferramenta apropriada, idealizando o reaproveitamento das garrafas e pneus que são deixados em qualquer local , causando entupimento das vias dos esgotos ou degradando o meio ambiente. Assim, formando a consciência ambiental nos envolvidos.



Alunos , professores, coordenador são os autores da adubação, fofar a terra, corrigir o solo quando necessário, plantar colher, limpar as ervadanhas, irrigar de acordo a temperatura do tempo, dar destino á hortaliça coletada na cozinha experimental, dessa forma, o projeto é o centro das ações pedagógica numa visão interdisciplinar, na promoção do desenvolvimento das competência e habilidades dos alunos. Eles amam mexer com a terra fazendo suas descobertas.

Preparando a terra para o plantio.

Reaproveitando embalagens na confecção de brinquedos.



Exibindo os trabalhos com a robótica.

Manifestação no bairro, mostrando a importância da coleta seletiva.

Produção do Pimentão.

Os meninos virando a terra.



A prática da cozinha experimental, higienização das folhas do couve para preparar o suco. (Professora Irene Miranda)


Fazendo a colheita do couve.


Grupo de crianças do 2º ano faz apresentação de uma paródia,na cidade do saber ( Caviar não conheço, hortaliças consumo)


Porodução da Salsa

Cozinha esperimental (preparando a comcerva do rabanete)

Rabanete em comcerva

Rabanete colhido

Colhendo o rabanete alunos da 3ª série.

Um comentário: